Por Suzel Figueiredo
“Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar dos seus funcionários, eles cuidarão dos clientes”.
A frase é de Richard Branson, o bilionário inglês, envolvido num ecossistema de mais de 500 empresas e que é reconhecido pela atenção que dá à cultura organizacional. Você já deve ter visto Branson na mídia, com seu estilo celebridade e a disputa por viagens espaciais com Elon Musk.
Voltemos à frase. É polêmica, não é? Mas prestando bem atenção, faz muito sentido. Se o funcionário não se conecta com a empresa, não compartilha do propósito e nem conhece os rumos da organização, certamente não vai influenciar e cuidar bem dos clientes.
Conectar todas as pontas, a empresa, o colaborador e o cliente é um dos objetivos dos profissionais de Comunicação Interna que vem ganhando mais relevância a cada dia. E os desafios são inúmeros.
Colocar todo mundo na mesma página, dar visibilidade à estratégia de negócios, criar ações de integração entre áreas, segmentar canais de acordo com os públicos, enfim uma série de objetivos que ajudam no sucesso do negócio.
Engana-se quem pensa que isso é papo de quem vive só no mundo da Comunicação Interna. Grandes consultorias globais estudam a performance das equipes e sua relação com a comunicação interna.
A importância é tanta que a britânica Gallagher, uma das grandes consultorias de seguros e gestão de risco, realizou, no final de 2021, pesquisa global com profissionais de Comunicação Interna de mais de 1300 empresas e mais de 30 segmentos de negócios.
Questionados sobre quais são as três prioridades de CI, engajar pessoas em torno de propósito, estratégia e valores foi a principal prioridade para 53% dos profissionais consultados. O resultado se repete como desafio para organizações de diferentes portes, segmentos e diferentes regiões geográficas.
Isso faz todo o sentido porque sem saber porque a empresa faz o que faz (propósito), qual caminho que escolheu para trilhar (estratégia) e de que maneira vai se comportar na caminhada (cultura), o colaborador não consegue se engajar de verdade.
Comunicação interna eficaz gera entendimento.
Entendimento gera conexão.
Conexão gera motivação.
Motivação gera engajamento.
Engajamento gera resultados.
Tudo o que você precisa é comprovar com pesquisas e indicadores de desempenho toda essa relação.
Da próxima vez que alguém lhe perguntar para que serve a CI, você pode responder: Comunicação interna eficaz gera resultados para o negócio.