Muitas vezes negligenciada, a comunicação interna de uma empresa é fundamental para o sucesso e bom funcionamento do negócio. A equação é simples: se a comunicação entre as pessoas é falha, esse desalinhamento certamente refletirá no engajamento e produtividade dos colaboradores, além de correr o risco de comprometer a reputação da marca.
E na sua organização, será que a comunicação é mesmo efetiva? Os seus colaboradores entendem verdadeiramente qual é o DNA da sua empresa? Os seus esforços – ou do profissional de Comunicação – para transmitir a cultura organizacional estão tendo resultados? Neste artigo, conheça os 4 sinais de que há algo errado na comunicação interna e 4 dicas de ouro para melhorá-la.
“Ninguém é tão pouco importante a ponto de não estar absolutamente a par de qualquer incidência que afete os objetivos, desafios, modos de fazer, critérios e prioridades da empresa. E ninguém é tão pouco importante a ponto de não ser informado, formado, treinado e considerado em todos aqueles valores, estratégias, modelos de atendimento a clientes etc. que sejam sinal de identidade da empresa, seja funcionário fixo ou contratado, subcontratado, temporário ou do tipo que for.” Francesc Delgado e Jeroni Benavides no livro: Marketing e Marketeam – Dicas para o sucesso empresarial
4 sinais de que a sua comunicação interna não anda muito bem
- Os colaboradores não compreendem a cultura organizacional
Trabalhar com uma equipe que compreenda o propósito, a missão e os valores da organização é imprescindível para uma entrega alinhada e consistente. O cenário contrário pode ser um indicativo de que a área de Comunicação Interna ou a liderança não está transmitindo essas informações de forma eficaz – é hora de rever!
- A liderança não cascateia a informação
Os líderes são uma das principais fontes de informação dos colaboradores. Portanto, a orientação é quase óbvia: a liderança precisa saber se comunicar com clareza e eficiência. A área de Comunicação Interna deve, portanto, informar, incentivar e eventualmente treinar esses profissionais para que sejam bons comunicadores.
- A comunicação é feita em massa, sem segmentação de público
É muito difícil – para não dizer impossível – enviar a mesma mensagem para diferentes pessoas e esperar que todas a interpretem do mesmo jeito. Isso vale para qualquer âmbito da vida e na área de Comunicação Interna não pode ser diferente: é preciso segmentar a comunicação e adequar o tom, canal e formato para cada tipo de público. Faça testes!
- Você desconhece a opinião dos colaboradores
São realizadas várias ações, campanhas e eventos e nunca são coletados feedbacks? Tem algo errado aí. É fundamental saber o que pensam os colaboradores a partir de pesquisas ou outra forma de escuta. Só assim é possível descobrir o que está funcionando e quais táticas podem ser ajustadas.
Enxergou a sua área em algum desses tópicos? Não se desespere, é comum! A boa notícia é que ainda dá tempo de fazer diferente. Para te apoiar, separamos dicas preciosas que podem solucionar a comunicação interna da sua organização.
4 dicas de ouro para melhorar a sua comunicação interna
- Saiba comunicar a sua cultura organizacional
Mais do que isso, dê sentido a ela. É importante que os profissionais que trabalham na sua organização estejam lá por motivos que vão além de receber o salário ao fim do mês. Comunicar de forma correta e estratégica o seu propósito, missão e valores pode fazer uma enorme diferença no engajamento do time.
- Incentive e, se precisar, treine a liderança comunicadora
O ideal é que não existam ruídos na comunicação. Os gestores devem ter um canal suficientemente aberto para que o time tenha liberdade e conforto para tirar dúvidas ou pedir mais informações quando necessário. Do outro lado, a liderança precisa estar preparada e capacitada para se comunicar com eficiência. Tudo isso aumenta o sentimento de pertencimento e segurança dos colaboradores..
- Conheça seu público
A mesma informação não vai ser recebida da mesma forma por um diretor e por um estagiário, concorda? Ainda que você queira passar o mesmo recado, pensar em canais, linguagens e formatos distintos fará toda a diferença na captação da mensagem.
Por isso, antes de fazer comunicações em massa, estude o seu público e entenda qual comunicação funciona melhor para quem.
- Elimine os achismos
“O que pode ser medido pode ser melhorado”. Você já ouviu essa máxima de Peter Drucker, certo? A dica é exata e vale para qualquer área. A partir do momento em que você mensura e entende a eficácia da sua comunicação interna, você passa a tomar decisões baseadas em dados e não apenas na sua opinião ou interpretação da realidade.
Para isso, conte com a plataforma de métricas da Indicafix e descomplique a mensuração da comunicação interna. Por meio da ferramenta, você tem acesso a dashboards interativos que reúnem os dados das suas pesquisas e que vão permitir uma análise dos resultados com clareza e praticidade.Quer uma demonstração prática e gratuita para entender como a ferramenta funciona? Nosso time está à disposição! Clique aqui e agende agora mesmo uma reunião.