Do tático para o estratégico: a resposta vem dos dados

A comunicação com os funcionários deve ser direcionada, consistente e efetiva. Para promover essa efetividade, é fundamental ter clareza sobre os diferentes perfis do público interno, identificar os gargalos, ter objetivos claros, desenvolver soluções customizadas para as necessidades percebidas e monitorar se os resultados pretendidos estão sendo alcançados. A pesquisa com funcionários é capaz de elucidar esses pontos e orientar planejamentos mais precisos, assegurando o sucesso para o processo de comunicação, as pessoas e o negócio.

A importância de conhecer e escutar os colaboradores

A comunicação interna, embora muitas vezes seja tratada como prática intrínseca às organizações, é um processo robusto, que envolve e conecta uma série de pontos essenciais dentro do negócio. Podemos destacar: estratégia, objetivos, metas, cultura, propósito, diretrizes de gestão de pessoas, necessidades dos colaboradores, além de questões específicas da realidade de cada organização.

Nesse contexto, a escuta torna-se fundamental, afinal, é preciso conhecer o cenário e as pessoas que o integram, a fim de que o trabalho seja desenvolvido nos moldes adequados. A pesquisa com colaboradores pode fornecer panoramas diversos: perfil da equipe, contextos existentes, identificação de necessidades e expectativas, além de diagnósticos mais completos. A investigação com funcionários ainda possibilita sondar percepções acerca de ações desenvolvidas, para avaliação de eficiência e comprovação de resultados.

Outro fato importante nesse contexto é que as organizações são vivas, e propósito, estratégia, cenário e pessoas se alteram com o passar do tempo. É por isso que, ainda que se conheça bem a realidade do negócio e do público, é preciso lembrar da importância do monitoramento, a fim de que mudanças no cenário sejam identificadas e consideradas no planejamento da área baseado em dados atualizados e confiáveis.

Comunicação estratégica e resultados comprovados

Dentro da organização, a comunicação interna pode estar posicionada em diferentes lugares: conectada à diretoria do negócio, vinculada à gestão de pessoas ou até mesmo ligada ao marketing, dentre outros setores. Embora a localização da área no panorama organizacional diga muito sobre a intenção de sua existência, ela não necessariamente à limita em seu caráter estratégico. O importante, indiferente do seu posicionamento no organograma, é sua atuação orientada pela estratégia do negócio, fazendo com que essa diretriz se permeie por toda a organização, com significado e valor. Desse modo, a estratégia passa a ser internalizada e praticada pelas pessoas no cotidiano, contribuindo para que todo o time caminhe na mesma direção.

Nesse sentido, estamos falando de uma comunicação interna com atuação transversal, que conecta pontas, cria sentido e promove resultados concretos, alinhados ao propósito do negócio. Essa atuação estratégica eleva a área a outro patamar, tornando-a parceira essencial para a organização. E é preciso evidenciar esses resultados de maneira clara e fundamentada, demonstrando-os por meio de indicadores confiáveis, o que, inclusive, fortalece ainda mais o valor da comunicação interna dentro do negócio, fazendo com que a área ganhe mais espaço, reconhecimento e investimentos.

Indicafix: a plataforma de métricas para a comunicação interna

Mensurar a comunicação pode ser um desafio, mas com a ferramenta ideal, fica mais simples fazer as perguntas adequadas e ter a melhor sondagem e coleta de dados ideais para a análise. A Indicafix é uma plataforma desenvolvida especialmente para gerar métricas de comunicação interna, de forma fácil e eficaz. Confira como ela funciona:

Metodologia IC²Me: a Indicafix tem metodologia própria, que foca em 5 dimensões da comunicação com o funcionário:

  • Informação: como o colaborador se sente em relação às informações que recebe;
  • Compreensão: o quanto assimila dos temas abordados;
  • Conexão: como a comunicação interna se conecta com o colaborador e com a cultura do negócio;
  • Motivação: que tipos de estímulos o colaborador recebe, inclusive via liderança;
  • Engajamento: o quanto o colaborador endossa as informações que recebe e se orienta por elas na prática cotidiana.

Perguntas adequadas: a plataforma foi construída a partir de discussões com especialistas em comunicação interna e profissionais renomados do mercado. Junto a isso, uniu-se tecnologia e inovação. O resultado foi um sistema automatizado, capaz de criar questionários com perguntas precisas, para gerar indicadores de comunicação relevantes e confiáveis. É possível sondar, por exemplo, percepções acerca de:

  • Desempenho da área de Comunicação Interna
  • Preparo da liderança para comunicar temas complexos
  • Aderência aos canais de Comunicação Interna
  • Retenção de assuntos estratégicos
  • Avaliação de campanhas, programas e projetos

Facilidade e precisão no uso da plataforma

A Indicafix tem operação simples. Os profissionais de comunicação interna selecionam os tópicos de investigação disponíveis na plataforma e é gerado automaticamente um questionário sob medida para a sondagem que desejam realizar. A plataforma fornece o link de disparo do questionário, que deve ser feito internamente, sem a necessidade de compartilhar os dados sensíveis dos colaboradores.

  • Recorte de público: é possível selecionar quais profissionais (áreas) devem responder ao questionário;
  • Personalização: canais, eventos, treinamentos e ações podem ser mencionados na pesquisa com nomes reais, para que o questionário fique com a cara da organização.
  • LGPD: a plataforma segue as diretrizes da LGPD e protege os dados sensíveis dos colaboradores.
  • Distribuição: com o questionário criado, basta disparar o link pelo canal que a comunicação interna preferir, como e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

Dashboards navegáveis

Depois da coleta, os dados dão origem a um dashboard completo e interativo, com apresentação gráfica de fácil compreensão, para que você possa analisar com clareza os resultados obtidos. É possível fazer filtros e cruzamentos de forma simplificada, e até comparar os dados com pesquisas realizadas anteriormente, a fim de verificar evoluções.

Comprovação de resultados e insights para planejamentos

Com os dados obtidos pela Indicafix, a comunicação interna pode evidenciar os resultados gerados para o negócio, consolidando sua atuação estratégica. Além disso, as métricas apontam acertos e necessidade de ajustes, para que os planejamentos possam ser desenvolvidos com mais precisão, assegurando o direcionamento de esforço para o lugar certo.

Indicafix: a solução sob medida para sua empresa

A plataforma Indicafix pode contribuir com as estratégias de comunicação interna da sua organização a partir de uso avulso ou período de contratação, com pesquisas ilimitadas a um ótimo custo-benefício. É muito simples contratar o serviço, e temos uma equipe preparada para demonstrar o uso da ferramenta e prestar todos os esclarecimentos necessários. Clique aqui e agende uma reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *